domingo, 31 de maio de 2020

Treinos de corrida em tempos de Pandemia do Coronavírus, confira algumas dicas:

coronavirus projeto zatopek professor gislei    O ano de 2020 começou de forma peculiar e dava a entender que não seria fácil para mundo inteiro, no ultimo dia de 2019 foi identificado em Wuhan, na China o primeiro caso do novo coronavírus, SARS-CoV2, não demorou muito e logo se espalhou por vários países deixando um rastro de mortes. Em fevereiro, a transmissão da Covid-19, nome dado à doença causada pelo SARS-CoV2 teve o primeiro caso identificado no Brasil , no mês de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia e poucos dias depois, foi confirmada a primeira morte no Brasil, mais precisamente no dia 17 de março, desde de então passamos por milhares e milhares de contaminados e milhares de mortos, o pais parou, todos os estados decretaram isolamento social, mais o que vemos todos os dias são novos contaminados e muitas mortes.

       Voltando para a realidade sem o coronavírus temos um conjunto de doenças tais como as cardiovasculares, diabetes 1 e 2 entre outras que são as principais causas de mortes no nosso pais, levando em consideração esse cenário, os exercícios aliado à uma mudança no estilo de vida reduz a mortalidade cardíaca de 20% a 35% (SIMÃO, 2014). Em relação a Diabetes que é considerada como uma epidemia em muitos países, Villela e Oliveira (2018) dizem que os exercícios físicos aliados á uma alimentação adequada melhora a qualidade de vida, diminui a incidência de complicações além de reduzir a taxa de mortalidade. 
   Por isso é muito importante que, mesmo o mundo inteiro estando em quarentena para evitar a transmissão do Covid19, a população não pode ficar sem fazer exercícios físicos, com as academias, clubes e praças de fazer exercício fechados surgem alternativas para a pratica, podendo ser na própria residencia ou até mesmo aquela caminhada ou corrida no quarteirão na sua casa. confira algumas dicas de como fazer essas corridas de maneira mais segura possível:

* Procure treinar ao ar livre

* Se for correr em grupo, procure estar com o minimo de pessoas possíveis.
* Evite correr atrás de outras pessoas (as secreções  que são eliminadas do corpo da pessoas a frente pode ir direto ao seu rosto, com isso você pode correr serio risco de contaminação)
* Evite contato das mãos com o rosto durante o treino.
* Mantenha uma boa alimentação evitando o consumo de alimentos processados..
* Manter-se hidratado consumindo água.
* Não esquecer de higienizar as mãos antes e após a pratica da caminha ou corrida.

REFERÊNCIAS:

SIMÃO, R. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais, 4º ed, São Paulo, editora Phorte 2014.
VILLELA, E,F,M: OLIVEIRA, F,M. Epidemiologia sem Mistérios: Tudo Aquilo que Você Precisa Saber! editora Paco editorial, 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário