domingo, 10 de outubro de 2010

PLIOMETRIA

Pliometria é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo.

As ações dos músculos em práticas de esforços rápidos semelha-se ao comportamento de uma mola, contraindo-se e liberando sua força acumulada. Os exercícios pliometricos buscam a consciência do praticante da melhor forma de utilização desta impulsão de força, permitindo aprimorar as técnicas de atividades como salto e corrida, já que apóia-se no trabalho de velocidade e explosividade, muito utilizado em diversos esportes, tendo como exemplo o basquete e o vôlei. A biomecânica da pliometria não é complexa! Resume-se na criação de uma reação oposta a ação prévia, dando-lhe uma maior velocidade, na busca do aproveitamento da energia produzida.

Subir e descer rapidamente uma escada já trata-se de um exercício pliométrico, pois trabalha a contração e o alongamento do músculo de forma sequenciada, buscando a força máxima em um menor período de tempo. Também não é necessário o uso de pesos para a execução desta atividade, podendo-se usufruir do peso do próprio corpo como sobrecarga.

jOÃO COUTINHO diz que Para obter sucesso com a pliometria no programa de treinamento é necessário fazer algumas considerações. Primeiro, a escolha dos exercícios deve refletir as demandas específicas da modalidade esportiva. Segundo, a técnica de execução é extremamente importante, devendo o atleta aprender o padrão correto do movimento antes de treiná-lo

PROCEDIMENTOS PARA EXECUTAR EXERCÍCIOS PLIOMETRICOS
* Faça o aquecimento e alongamento adequados
* Todos os exercícios pliométricos devem ser feitos em superfícies lisas e flexíveis.
* prestar a atenção se o atleta tem as habilidades motoras para executar os exercícios adequadamente.
* Realize um número de repetições conforme a intensidade do exercício
* Nunca realize exercícios pliométricos no mesmo dia de treinamento especifico da modalidade que ele pratica
* Deve haver recuperação entre as series
* sempre usar a técnica adequada.
* Descanse de 1 a 2 minutos entre as sequencias
* Comece sempre com exercícios simples e aumenta gradativamente a dificuldade
* Apresente o treinamento pliométrico aos atletas

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