quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

JOGO LOTO ARITMÉTICO: Uma excelente ferramenta no ensino da matemática

As brincadeiras e os jogos fazem parte das salas de alfabetização porque desafia aqueles que estão envolvidos, trabalham as estrategias, persistência para chegar ate o final trabalha também o equilíbrio e a concentração...Por esse e outros motivos as brincadeiras e os jogos ajudam no desenvolvimento das nossas crianças, e um desses jogos é o Loto Aritmético que é uma importante ferramenta que o professor pode utilizar na sala de aula porque ele estimula e facilita nos estágios iniciais a compreensão da soma e da subtração.
Este jogo é composto por 4 cartelas contendo operação de soma e subtração que envolve números até 12 e fichas com números de 1 a 12. O jogo é executado da seguinte forma:

* O professor divide a turma em grupos compostos por 4 alunos
* O professor tira da caixa um número e fala em voz bem alta.
* Quem tiver a operação correspondente aquele resultado coloca a ficha em cima
* Ganha quem preencher a cartela primeiro
* Mas o professor pode fazer variações como por exemplo dividir os alunos em dois grupos no fundo da sala, as cartela fica na frente da sala...quando o professor falar um número o primeiro de cada grupo vai na cartela e coloca a ficha em cima do resultado, lembrando que esse aluno volta para o grupo somente quando achar o resultado na cartela e assim por diante. vence aquele grupo que terminar os componentes do grupo primeiro.
Este jogo pode ser realizado com crianças a partir de 6 anos.