segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TÊNIS: FUNDAMENTOS FOREHAND E BACKHAND

O drive é o único golpe de tênis que é igualmente importante tanto no ataque quanto na defesa podendo ter variações de forças que vai influenciar se será um golpe defensivo ou ofensivo; pode ser utilizado para fazer ponto com uso de velocidade e colocação ao mesmo tempo em que é usado para conservar a bola em jogo quando esta sendo atacado pelo adversário. É o golpe que tem maior velocidade e angulação, sendo assim o processo pedagógico para o ensino do drive deve ser passado em primeiro lugar dependendo nível do nível de desenvolvimento do aluno ele tornara o golpe mais solido e consistente.

Drive de direita (FOREHAND) A Forehand, ou Direita, no tênis, é um golpe executado movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente. O contato com a bola é feito do lado direito para destros, e esquerdo, para canhotos. Elas podem ser batidas com topspin ou slice, e com uma variedade de grips, ou empunhaduras.

A mecânica do forehand:

- ao se aproximar da bola deixe cair a cabeça da raquete e leve atrás do seu corpo.

- de um passo cruzado com o pé esquerdo em direção a linha lateral direita, de modo que a parte posterior seja afastada da bola; deixe que seu peso se transfira para o pé esquerdo, imediatamente antes ou no momento em que golpear a bola; com os olhas fixos na bola ate o momento do impacto, movimente a cabeça da raquete ao redor do corpo, de modo que a face plana da mesma com as cordas mais curtas em posição vertical encontre a bola em sua face posterior-inferior-direita (a mais afastada de si) é com pulso rijo em uma empunhadura firme no cabo da raquete, golpeie diretamente em linha em trajetória da bola continuando o movimento, ate a cabeça da raquete de um lado a outro de seu corpo e termine a sua esquerda, com a face oposta virada para a quadra adversária.

Drive de esquerda ( backhand )no draive de esquerda a bola deve ser golpeada mais cedo, isto é,mais perto da rede o ponto mais recuado para se golpear uma esquerda é em linha com o quadril que esta mais próximo da rede ( o direito) e daí ate o ponto cerca de 30 cm a frente.é onde conseguirão melhores resultados. Quanto mais cedo se golpear a bola mais cruzado será o golpe. A razão e se golpear mais cedo e facilmente vista, pois, se deixar a bola chegar à posição de linha com o corpo, o braço, eu teve eu se movimentar para trás de encontro a ele, no momento do impacto ainda estará preso em seu movimento. O segredo de uma boa esquerda esta na liberdade do movimento, com uma continuação longa muitos de jogadores tem tendência em empurrar à esquerda, resultando pouco controle e pouca potencia no golpe

OS PRINCIPAIS USOS DO FOREHAND E BECKHAND.

# Para a devolução do saque (atacando e defendendo)

# Para dar passadas contra jogadores de rede (ataque)

# Para avançar para a rede a trás de uma bola forte (ataque)

# Para fazer o ponto (ataque)

# Para abria a quadra adversária, tirando o oponente de posição (ataque trabalhado)

WILLIAM T. T. TENIS; como jogá-lo melhor.ed Pioneira, 4° Ed, São Paulo SP. 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário