terça-feira, 6 de julho de 2010

CIDADE DE ANÁPOLIS


O surgimento de um pequeno povoado às margens do Ribeirão das Antas foi marcado no século XVIII pelos tropeiros que iam em direção às lavras de ouro em Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Silvânia e Goiás.
O pequeno povoado se tornou o município Freguesia de Santana e a partir de 31 de julho de 1907 passou a se chamar Anápolis. Na década de 70 tornou-se Área de Segurança Nacional abrigando a Força Aérea.
Em 1976, foi implantado o Distrito Agroindustrial que hoje, abriga quase uma centena de empresas de ramos diferentes sendo considerada o maior pólo industrial no ramo de medicamentos genéricos do país.Segundo estimativa do IBGE para 2009, 335.960 habitantes, sendo o terceiro maior em população do Estado. Possui um PIB de 4,6 bilhões de reais, o que faz de Anápolis o município mais competitivo,rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste Brasileiro. Fica a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília. Junto com essas cidades, faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste.
Tendo clima do tipo tropical de altitude. A temperatura, ao longo do ano, oscila entre 9º (junho-julho) a 33º (janeiro-março), mas a média fica entre 20º e 23°C. O período mais frio vai de maio a setembro, e o mais quente, de outubro a abril. Existem duas estações distintas, a da seca, que coincide com o período de frio, e a das chuvas, que coincide com o período de calor.
A Flora da região do cerrado é formada principalmente por jacarandá, peroba-branca, quina-do-campo, aroeira, pequi e lobeira. Na região de mata, destacam-se o angico, o amarelão ou garapa, o ipê-amarelo e o ipê-roxo, algumas espécies de palmeiras e a taboca. A mata ciliar ou de galeria, que acompanha as margens dos rios, possui palmitos, buritis, samambaias e imbaúbas, dentre outras plantas.
Ja na cultura Anápolis tem se diversificado bastante. Todos os anos ocorrem eventos como o ENCOA - Encontro Nacional de Corais de Anápolis, Portões Abertos na Base Aérea, onde pessoas de várias cidades visitam Anápolis para conhecer os novos Mirage 2000 e apreciam várias atrações e shows aéreos. Esses eventos ja fazem parte do calendário cultural da cidade. Além disso, todos os meses ocorrem espetáculos teatrais e musicais no Teatro Municipal, nas praças, e em diversos outros locais.
A cidade é bem servida de serviços educacionais, dispondo de ampla rede de ensino fundamental, médio e superior, além de diversas faculdades e duas universidades. No ensino superior, a cidade é sede da Universidade Estadual de Goiás UEG.
No esporte Anapolis foi sede do grand prix de futsal masculino que teve a participação de dezesseis seleções das Américas do sul e central, Europa, África e Ásia,tem um ginasio moderníssimo com capacidade para 8 mil pessoas,Anapolis tem tambem dois times de futebol o Anápolis que ja foi campeão goiano e Anapolina que ja foi vice-campeão goiana duas vezes e da taça de prata a atual serie B disputou a serie A em 1982 (http://anapolinafutebol.blogspot.com/)